Notícias
Mulher apertando sua perna com celulite

O que é celulite?

A celulite é uma infecção bacteriana das camadas profundas da pele, a derme e hipoderme. As principais bactérias envolvidas são os estafilococos e os estreptococos.
A doença pode acometer diferentes partes do corpo, sendo sua incidência maior nos membros inferiores, cerca de 70%, e na face, de 5 a 20% dos casos.

O quadro clínico se caracteriza por uma placa vermelha, mal delimitada, edemaciada, que pode vir acompanhada de dor, febre e prostração. A gravidade do quadro é determinada pela presença de uma bactéria mais agressiva, da quantidade de bactéria e da imunidade do hospedeiro.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de celulite nas pernas são as micoses de unhas, intertrigo (frieiras) ,varizes , flebite, insuficiência arterial, úlceras, feridas e linfedema. Já na face, os riscos são infecções dentárias, feridas, amigdalites, sinusites e até mesmo algumas dermatites.

As populações que mais correm riscos são idosos, crianças, diabéticos e portadores de doenças que afetam a imunidade. Nesses pacientes, as bactérias podem ocasionar a doença de maneira mais fácil na presença de uma porta de entrada.

Tratamento

O quadro exige atendimento médico, que irá avaliar a extensão da celulite e o estado geral do paciente para definir se o tratamento será ambulatorial ou interno.

O tratamento principal envolve o uso de antibiótico de amplo espectro, que, em casos de celulite de face, por exemplo, exige internação para uso de antibiótico venoso, já que celulite de face é um quadro mais grave, pois há um risco de disseminação da infecção bacteriana para áreas do cérebro.

Além do antibiótico, é fundamental a lavagem do local com sabonetes antissépticos, aplicação de pomadas antibióticas e, em alguns casos, drenagem /desbridamento.

Prevenindo a Celulite

  • A prevenção da celulite pode ser feita com a lavagem das mãos.
  • Usar sabonetes adequados para a limpeza de feridas, quando houver.
  • Tratar a insuficiência arterial e venosa dos membros inferiores
  • Tratar frieiras e micoses de unha,
  • Reduzir o linfedema.
  • Controlar a diabetes mellitus.

Para entender melhor sobre os cuidados com a sua pele, é melhor ter o parecer de um especialista de confiança. A Dra. Kaliandra é dermatologista no Rio de Janeiro e atende na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp