Notícias
o que é vitiligo?

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença que se caracteriza pela perda ou redução da melanina, responsável pela pigmentação da pele, gerando manchas brancas em diversas áreas do corpo. As causas são indefinidas, com diversas teorias descritas.

O vitiligo pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sejam elas do sexo masculino ou feminino, e pode afetar pessoas de todos os tipos de pele, mas geralmente costuma ser mais perceptível em peles mais escuras.

É importante frisar que o vitiligo não é uma doença contagiosa e não traz problemas de saúde. Entretanto, alguns problemas psicológicos podem ser desencadeados, e o acompanhamento médico faz-se necessário.

Sintomas do vitiligo

Apesar dos danos estéticos, o vitiligo não causa nenhum prejuízo à saúde.

Na maioria dos casos, aparecem manchas brancas espalhadas pelo corpo, principalmente nas mãos, pés, pálpebras, axilas, lábios e região genital.

Pode ocorrer também a perda de pigmentação dos cabelos, cílios, sobrancelhas e/ou barba.

Tratamento para vitiligo

Não existe uma regra de como a doença irá progredir, e muitas vezes as manchas param espontaneamente e sem tratamento. Porém, em alguns casos, a perda de pigmento da pele se dissemina por todo o corpo.

O tratamento pode ser demorado, e deve ser discutido entre o paciente e seu dermatologista. Ele pode indicar o uso de medicamentos tópicos que induzem a repigmentação das regiões afetadas, à base de corticoides e derivados da vitamina D. Em casos extensos podem ser usadas terapias a laser e fototerapia associadas aos medicamentos tópicos. Em casos específicos de vitiligos estacionários e localizados, podem ser aplicados procedimentos cirúrgicos com enxertos. Situações de expansão rápida das lesões podem demandar o uso de corticoides orais. Nos casos em que mais de 50% do corpo esteja acometido, podemos empregar técnicas de despigmentação da pele.

Como prevenir

As formas de prevenção são desconhecidas, já que na maioria dos casos existe um histórico familiar da doença. Os indivíduos que possuem parentes com a doença devem realizar consultas frequentes com o dermatologista, para realizar uma vigilância periódica da pele.

Para os pacientes com diagnóstico de vitiligo é necessário evitar o uso de vestuário apertado ou que provoque atrito e pressão sobre a pele, para evitar que novas lesões apareçam ou que as já existentes se acentuem. Deve-se também evitar a exposição solar intensa e não realizar tatuagens, pois estas podem piorar o vitiligo. Por fim, é importante lembrar sempre do uso regular do filtro solar e da hidratação da pele.

Caso sua pele apresente manchas, coceira ou vermelhidão, não hesite em procurar um especialista. A Dra Kaliandra Cainelli, dermatologista no Rio de Janeiro, atende na Avenida Rio Branco, 185 – Sala: 403/404 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3199-0400. Agende sua consulta!

Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. dra Kaliandra, resido em boa vista-rr e tenho um filho que tem vitiligo. Um amigo meu se tratou ai no rio numa clinica de botafogo ha muitos anos e a medica se chamava Dra Mariza, ele sabe que ela já faleceu mas que uma filha ou sobrinha dela também medica dermatologista continuou a tocar o consultorio. Por acaso a sra. é esta pessoa ou sabe algo a respeito? Obrigado pela atenção ELIZEU

Comente

Whatsapp